Conhece o Rique?
Rique Pantoja, talentoso compositor, arranjador, cantor e pianista de jazz do Rio de Janeiro, viveu por mais de duas décadas em Los Angeles, e tem sido requisitado em todo o mundo pelo excelente trabalho em shows, gravações, TV, cinema e projetos publicitários.
A jornada de Rique começa aos 19 anos ao viajar para Boston para estudar na prestigiosa Berklee College of Music. De lá seguiu para Paris para trabalhar com o lendário trompetista de jazz americano Chet Baker. Ao retornar ao Brasil atuou com artistas notáveis da cena musical brasileira como Milton Nascimento, Ivan Lins, Gilberto Gil, Djavan, Gal Costa, Chico Buarque, Gonzaguinha, Paulinho da Viola. Simone, Marina e Tim Maia. Foi um dos fundadores do grupo instrumental Cama de Gato, best-seller nos anos 1986/87, e até hoje um dos grupos de jazz brasileiros de maior destaque.
Rique trabalhou com grandes nomes da cena musical internacional, incluindo Carlos Santana, Alejandro Sanz, Gloria Estefan, Ricky Martin, Yasuko Agawa, o violonista clássico Christopher Parkening, Abraham Laboriel, Ernie Watts, Lee Ritenour, Frank Gambale, Airto & Flora Purim, Alex Acuña, Kirk Whalum, Don Grusin, Brandon Fields, Justo Almario, Luis Conte, Steps Ahead - Mike Mainieri, Sadao Watanabe e Israel Houghton, além de muitos outros.
Sua arte abrange uma ampla variedade de estilos musicais incluindo jazz, música clássica moderna, pop e música gospel. Independente do gênero, os estilos distintos de Rique se reconhecem pelos grooves rítmicos, harmonias sofisticadas, linhas melódicas de forte originalidade, e uma paixão inconfundível.
Além de uma carreira diversificada, Rique deixou sua marca na cena musical global. Sua canção "I Believed It", em parceria com Zoë Theodorou, ganhou o prestigioso Covenant Awards no Canadá como "Canção de Jazz/Blues do Ano" em 2008. Também compôs e arranjou temas e trilhas sonoras para programas de TV de sucesso como a novela "Roque Santeiro" da Rede Globo, "Lifestyles Of The Rich And Famous" e "Santa Barbara", e para grandes marcas como Coca-Cola, Nissan e Pepsi Cola.
A música de Rique destacou-se em trilhas sonoras de vários filmes, como "Jungle 2 Jungle" da Disney e o documentário biográfico "Let's Get Lost", sobre o trompetista de jazz Chet Baker, tendo também participado da trilha sonora da animação "Rio"com Sergio Mendes e o compositor de filmes John Powell.
Em paralelo à sua bem-sucedida carreira, Rique revela-se um respeitado educador musical. Lecionou durante anos na Biola University do sul da Califórnia, e ministrou workshops e master classes em várias universidades americanas, incluindo a UCLA, CBU Riverside, Pepperdine University e o Yamaha Motif na NAMM. Seu envolvimento com diferentes universidades e programas de treinamento destaca sua paixão por ensinar e nutrir a próxima geração de músicos.
O notável talento de Rique rendeu-lhe contratos de patrocínio com a Yamaha, M-Audio, Celemony (Melodyne) e sua composição Salseada aparece na linha de instrumentos Yamaha Drum module DTXtreme.
A produção musical diversificada de Rique o coloca como figura proeminente na indústria da música, tanto no Brasil quanto internacionalmente.